sábado, 26 de julho de 2014

Cartas Invertidas

      Entre muitas dúvidas comuns no Universo Petit Lenormand, uma das que mais me aparecem, se referem a significados de cartas invertidas. 
      É comum no Tarot e na Cartomancia tradicional, usarmos significados para cartas invertidas - as vezes completamente diferentes dos significados das cartas em sua posição vertical (em pé). O artigo cuja tradução apresento em seguida, é uma excelente explicação de porquê, no Petit Lenormand, não usamos as cartas invertidas. O autor nos leva a entender porque há esse uso em sistemas como o Etteilla ou o Besigué, super conhecidos e utilizados mundo afora, inclusive aqui no Brasil, assim como nos mostra que a cartomancia com baralhos alemães (que originou o Petit Lenormand) não utiliza significados para cartas invertidas, especialmente porque naqueles sistemas há outras maneiras de dinamizar os significados das cartas - dentre estas maneiras, o método de distância, ou o que originou o método de distância que hoje usamos com o Petit Lenormand. 



Teoria Lenormand: Inversões.


Este post é uma tradução do original de Andy Boroveshengra que você pode encontrar aqui.
Andy Boroveshengra (Andy BC) é um dos mais respeitados professores de Lenormand Tradicional no mundo, e autor do livro "Lenormand Thirty-Six Cards: An Introduction to the petit-Lenormand" que você pode encontrar aqui .







Quando as pessoas falam do "petit-Lenormand" há uma tendência para discutir o assunto como se falássemos de um baralho de cartas ou um conjunto de significados. Na realidade, o Petit-Lenormand é realmente um método de leitura de um conjunto reduzido de cartas de jogar, e não os significados  das cartas ou um baralho et cetera. Como método distinto,  significa que não pode ser classificado como um sub-tipo de piquet, ou Skat, ou o Sibilla.

9 de ouros (Petit-Etteilla)
Inversões são utilizadas em alguns métodos de cartomancia há bastante tempo; no entanto, elas aparecem muitos nos métodos de baralhos reduzidos* (*menor número de cartas). Há muito tempo, para economizar nos custos, os baralhos  começaram a ser reduzidos. Baralhos de 32 cartas, como o usado no Bésigue e adaptado por Etteilla para o petit-Etteilla, eram populares para a leitura da sorte na França, Alemanha, Países Baixos, por causa do jogo. Piquet e Skat têm suas origens no Briscola Italiano (jogado com 40 cartas), que era um antepassado de um protótipo de Sibilla.
Ao contrário do que a maioria pensa sobre as inversões (isto é,"bloqueado", "oposto", "passado" etc), na redução dos baralhos de adivinhação as inversões têm significados diferentes, e muitas vezes não relacionados entre verticais (em pé) e invertidas. Da mesma forma, múltiplos, ou seja, 3 reis ou dois Ases, têm significados distintos para verticais e invertidas múltiplas, de modo que se você tiver quatro Reis e três forem invertidas você só tem um múltiplo de três Reis invertidos.
Por exemplo, a tabela a seguir apresenta significados para duas cartas em dois sistemas que eu uso para o 
9 de ouros:



Para o 7 de Paus:

Os significados das cartas verticais e invertidas podem ser ainda mais modificados pela presença de outras cartas. Por exemplo, Espadas com o 9 de ouros na vertical significa grave perigo, a menos que seja o 8 de Espadas, quando é uma discussão com o potencial de violência.
Em Schafkopf ou Jass, as inversões eram predominantemente menos comuns, mas os significados de uma  carta poderiam ser modificados ou alterados, por vezes completamente, ao estar rodeada por um naipe, ou ter ainda um outro significado por estar rodeado por dois naipes ou na proximidade de outra carta.

7 de bolotas. Schafkopf
.
Por exemplo, no Schafkopf, o 9 de sinos (ouros) representa as finanças em geral, mas se tocada por várias folhas (espadas) o seu significado torna-se o trabalho em geral, e se com corações (copas), torna-se felicidade no lar - no entanto, se estiver perto do 9 de Copas, significa viagem, independente de estar ou não rodeado por um naipe. Todos esses significados se tornam maléficos, ou seja,  desgosto no trabalho (com folhas) ou uma viagem perturbadora (perto do 9 de Copas) se o Rei ou Valete superior* de Copas (*carta equivalente às damas do padrão francês) estão cercados por bolotas, uma vez que estes representam o consulente se é homem ou mulher, respectivamente .
Cada método de cartomancia tem suas próprias regras e dentro delas, muitos meandros. Tentar encaixar o método Bésigue de reversões para Schafkopf seria como tentar misturar francês com alemão e tentar se comunicar na Argentina: a confusão iria prevalecer e a imprecisão seria o resultado.
O método do Petit-Lenormand dá instruções claras sobre a forma como as cartas são lidas, bem como os significados das cartas são modificados dependendo da proximidade ou distância  do consulente ou de cartas-chave (Nuvens, anel). E é isso. Esses são os significados que você deve usar. Se voltarmos no tempo, não nenhuma menção à inversão de cartas dentro do sistema.
E de fato há, por aí, significados de cartas invertidas disponíveis, em alguns países ou nos conteúdos da Lo Scarabeo. Mas, com eles, deixa de ser o Petit-Lenormand. Posso apenas repetir algo que eu já disse uma e outra vez:
Há uma diferença entre a ler o petit-Lenormand e apenas usar um deck "petit-Lenormand".
09Um pouco de informação histórica: as instruções do século 19 pertencem a uma metodologia de sub-tipo do que é visto dentro Jass ou Klaverjas, e até certo ponto Schafkopf, onde inversões são pouco comuns e em geral o método de distância distância predomina. No entanto, há muitas diferenças para que seja visto como "parte de" ou um "sub-tipo" do método - Se por exemplo, a carta Bouquet de Flores toca um determinado naipe, não se modifica o seu significado - portanto o Petit-Lenormand  não segue o Skat ou Bésigue, etc.
Por isso,.o próprio Lenormand é classificado como uma metodologia singular.
Concluindo, é muito difícil que alguém possa incorporar inversões em suas leituras sem subverter as principais características que definem o Petit-Lenormand. Por esta razão, você deve se perguntar: ao adicionar inversões, está deixando de ler o Petit-Lenormand?


Nenhum comentário:

Postar um comentário