sexta-feira, 6 de junho de 2014

Salada Mista Lenormand

        Como sempre digo (e muitos outros também dizem), há muitas maneiras de se trabalhar com as cartas, muitos caminhos. Aquilo que conhecemos como significado de uma carta, para outro leitor pode ser muito diferente. Então o que você tem que fazer é simplesmente escolher um conjunto de significados, ou uma "teoria", e seguir por ela. Mesmo as variações que a experiência acabará trazendo, as nuances e sutilezas vão orbitar aquele significado "central" que você escolheu seguir.
         A pergunta é: como as outras cartas trabalham quando esta carta funciona assim? Precisamos sempre lembrar de trabalhar com consistência - o mesmo estilo de leitura que se aplica a uma carta, deve ser aplicado a todas as outras - desta forma, o conjunto todo funcionará. Cada carta, dentro do sistema, tem uma função. Ela aborda determinados temas, representa certos eventos, emoções, etc... são palavras dentro de uma linguagem. Ok, eu posso falar português e utilizar algumas expressões do inglês, por exemplo. Isso pode fazer todo o sentido, concordo. Por outro lado, se eu chegar lá na Inglaterra, por exemplo, e disser "could you please give me a PÃO?" (você poderia me dar um ___ por favor?) Será que aquele inglês vai me compreender?
        Neste ponto, a primeira coisa que pode lhe passar pela cabeça é "e como escolher uma teoria?"
        Bem, dentro dos estilos considerados tradicionais, ou seja, aqueles que estão definidos como um conjunto de significados, ou como uma teoria, e são utilizados daquela mesma maneira há muito tempo, também há uma série de variações - é onde surgem os estilos ou "escolas". E há muitos. O brasileiro, os europeus, o russo... e por aí vai. Há também quem prefira simplestemente estudar simbologia e trabalhar com o Petit Lenormand/Baralho Cigano como Oráculo, abordando a linguagem simbólica e não emblemática, assim como também há quem prefira ser completamente "intuitivo", ou seja, deixar que suas idéias e imaginação guiem a interpretação. Particularmente, prefiro aconselhar que você escolha um estilo tradicional e trabalhe com ele. Na pior das hipóteses, você terá disponível algum material de pesquisa, e gente com quem possa conversar e tirar suas dúvidas, e isso pode realmente ser fundamental quando se está começando, e decisivo diante de dúvidas que até mesmo um "veterano" acaba encontrando ao longo do tempo. Você também vai lembrar que sempre digo que os estilos ou escolas têm entre si mais semelhanças que diferenças, e é verdade. Mas essas pequenas diferenças também podem causar grande confusão, se você for um iniciante.
        No método de distância, por exemplo, a carta 18 - O Cachorro, pode representar confiança, lealdade e amizade, assim como pode representar um amigo ou conhecido que não é leal e confiável, no entanto está inofensivo, até mesmo uma traição (a posição da carta em relação ao consulente determina o significado). E isso, em alguns estilos, é impensável, já que a carta 18 - O Cachorro representa sempre confiança, lealdade e amizade. Da mesma forma, a carta 15 - O Urso, pode variar em significado entre os estilos, de um homem invejoso e desleal, a uma mãe superprotetora.
        Trabalhar com consistência, ou seja, manter um "padrão", seguir uma mesma teoria relativa às 36 cartas pode ser a diferença entre uma leitura precisa e uma leitura completamente "sem noção", exatamente por conta destas pequenas diferenças que existem entre um e outro estilo.
        Ao navegar em qualquer um dos grupos de facebook ou fóruns de internet a respeito do Petit Lenormand/Baralho Cigano fica clara a quantidade de diferentes interpretações que podem existir para um mesmo conjunto de cartas, e o quanto isso pode ser confuso pra quem está iniciando sua Jornada Lenormand.
        É claro que nem sempre o seu professor sabe exatamente de onde vem a teoria com quem ele trabalha e, partindo do princípio que somos cartomantes, e não historiadores, isso é perfeitamente aceitável. E então o que você deve fazer é muito simples: Reze a cartilha conforme ele(a) o ensinar, e mantenha-se firme neste caminho até que a sua própria experiência lhe permita "voar" sobre outros terrenos. Porque claro, depois de praticar, vivenciar e experimentar muito, avançar em seus estudos também vai significar conhecer outros estilos, métodos e professores. É assim em qualquer área na sua vida, não é mesmo?
       O sistema Petit Lenormand é uma linguagem. Quando você altera uma palavra, ela pode não só alterar todo o conjunto, como deixar de fazer sentido. Palavras mágicas pra se trabalhar com precisão: Consistência, contexto, coerência. Tudo, em Petit Lenormand, funciona a partir destas três palavrinhas ;)


E você, qual estilo ou 'escola" segue?


2 comentários:

  1. Obrigada, Karla!
    O texto é um dos conselhos da carta 03(Navios): Uma direção que devemos seguir.
    Tirou-me dúvidas, quando você mencionou “há muitas maneiras de se trabalhar com as cartas, muitos caminhos”. Há rotas infinitas e o importante para o Cartomante iniciante é não se perder. É “Rezar a cartilha conforme foi ensinado, e manter-se firme neste caminho até que a sua própria experiência lhe permita "voar" sobre outros terrenos.”
    Eu comecei a navegar neste barco cerca de um ano, por isso considero-me iniciante.
    Aportei num lugar e dei os meus primeiros passos. Agora estou na fase mencionada no texto: “Avançar em meus estudos e práticas e conhecer outros estilos, métodos e professores”.
    Seguimos o conselho da carta 03, que neste sentindo para mim, indica: “sejamos receptível aos novos rumos que serão necessários e bons para nossa trajetória.”
    Bem, o Mar é extenso. E para o marinheiro que gosta de conhecer e aprender, a viagem torna-se incansável! É adorável!
    Aprendi! Navegando com os Oráculos junto às três palavrinhas Consistência, contexto, coerência. É preciso!
    Obrigada, Karla!
    Abraços. Até as próximas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz que realmente tenha feito sentido pra você. Tenho visto pessoas se desenvolvendo incrivelmente por terem definido uma rota consistente.Todos os caminhos estão corretos, por levarem a alagum lugar... a coisa está em decidirmos pra quê lugar queremos ir, não é mesmo? e é claro que conhecer tudo que for possível faz parte desta jornada.. ela não termina nunca, e este é, pra mim, o mais incrível sobre a cartomancia, em especial o Petit Lenormand! Uma jornada de conhecimento inesgotável, pois sempre há mais, sempre sempre!!! QUe a sua Jornada seja sempre incrível!! bjs

      Excluir